Programe-se

GASTRONOMIA

Restaurante Ile de France ingressa em associação francesa de gastronomia

Ile de France

O restaurante francês mais tradicional de Curitiba, acaba de tornar-se membro da Association de Sauvegard de L’Oeuf Mayonnaise, a ASOM, sediada em Paris. Depois de dois anos servindo aquele que é a estrela da associação, o Oeuf Mayonnaise, o Ile de France consolida a sua participação na associação como o primeiro restaurante brasileiro a estar entre restaurantes e bistrôs tradicionais da França.

A ASOM foi fundada pelo crítico gastronômico Claude Lebey em 1990 e é dedicada à defesa e valorização desse clássico da culinária francesa regido pelo lema “Le temps passe, les oeufs durent” ou “o tempo passa, os ovos duram”. O ovo foi defenestrado nos anos 80 por linhas de dietas restritivas a ele, fazendo com que esse importante ingrediente fosse excluído dos Menus de importantes restaurantes tradicionais daquele país. Lebey, sempre em defesa dos preparos clássicos e bem feitos iniciou um movimento junto a chefs muito importantes como Ducasse e Robuchon, para que processos e ingredientes relevantes não se perdessem. Hoje o ovo ocupa lugar de destaque entre especialistas nutricionais, contrapondo com o que aconteceu no passado. A entidade francesa promove um campeonato anual movimentando bistrôs e restaurantes para a escolha do melhor Ovo Maionese do Mundo. O campeonato é aberto apenas a associados que incluem esse prato no cardápio de seus estabelecimentos. Os participantes da competição são reconhecidos por importantes guias gastronômicos franceses, incluindo obviamente o Le Guide Lebey.

O Oeuf do “Ile”.

No Ile de France o Ouef Mayonnaise (R$ 68,00) é servido como entrada, que pode ser compartilhada. Cada porção compreende quatro metades de ovos perfeitamente cozidos conforme receita clássica do final do século XIX, preparados com a maionese artesanal da casa e mostarda Dijon. Cada metade é finalizada com um toque de sabor diferente para trazer contraste ao prato. Um deles é com páprica picante, porém suave, o segundo com salsinhas delicadamente picadas, formando a dupla de sabores mais neutros. Já as outras duas metades apresentam um sabor mais marcante, sendo uma delas com salsa de trufas e a outra com pequenas ovas.

Por que associar-se à ASOM na França?

Desde 1953 o Ile de France mantém receitas clássicas da culinária tradicional francesa e o Ovo Maionese é um dos representantes dessa linha gastronômica tão apreciada e respeitada mundo afora. Participar desse grupo faz com que a história do restaurante e da culinária curitibana esteja presente junto a estabelecimentos que assim como o Ile respeita e preserva a base da culinária francesa. Sendo um membro da ASOM, o restaurante está apto a participar da competição anual, representando o Brasil, ficando dessa forma ainda mais perto da cultura e da tradição francesa.

Serviço:

Restaurante Ile de France
Reservas e mais informações – Fone/WhatsApp : 41 3223-9962
Almoço: terça a domingo das 12h às 16h
Jantar: Segunda a quinta das 19h às 22h30
Sexta e sábado das 19h às 23h
Delivery e Catering
@iledefranceoficial
www.iledefrance.com.br

Curiosidades

– O neto de Lebey, Vincent Brenot assumiu a ASOM em 2018 dando continuidade ao trabalho do avô que foi o crítico gastronômico mais importante para a visibilidade da Nouvelle Cuisine e que fazia contrapontos com o Guia Michelin com o seu Le Guide Lebey fortalecendo pequenos restaurantes e bistrôs tradicionais.

Para acessar o Guia Lebey de restaurantes e bistrôs:
https://www.lebey.com

– Claude Lebey foi editor da Éditions Robert Laffont e idealizador da renomada coleção de livros “Les Recettes originales de …”, convidando em cada edição Chefs de renome ou que estavam iniciando suas carreiras como é o caso de Joël Robochon e Michel Guérard.

– Lebey chegou a frequentar 300 restaurantes em um único ano.

– Claude Lebey fundou outras associações representativas:
Club des Croqueurs de Chocolat, Les Amis des Bistrots Parisiens e Le Club des amateurs de cigares de Havane.

– Le Voltaire mantém o Ouef Mayonnaise no cardápio desde que abriu e como forma de incentivo ao prato, nunca mais reajustou seu preço. Hoje uma porção custa centavos de euros.

– Vencedores do Prêmio de Melhor Ovo Maionese promovido pela ASOM

• 2025 – Au Rêve (Paris)

• 2024 – Le Gric em Loiret (Orleans)

• 2023: Le Moulin à Vent (Paris)

• 2022: La Grande Brasserie (Paris)

• 2021: La Rôtisserie d’Argent (Paris)

• 2020: Cancelado (epidemia de COVID)

• 2019: Le Bouillon Pigalle (Paris)

• 2018: Le Griffonnier (Paris)

• 2013: Auberge D’Chez eux (Paris)

• 2012: L’Évasion (Paris)

• 2011: Chez Flottes (Paris)

• 2010: Les Petites Sorcières (Paris)

Mais curiosidades:
https://www.atlasobscura.com/articles/oeuf-mayonnaise-competition

Leia outras notícias no Programe-se.