Programe-se

CINEMA

Curta indicado ao Oscar 2026, “O Drama Menstrual de Jane Austen” estreia nesta sexta-feira

jane austen

O curta-metragem “O Drama Menstrual de Jane Austen”, indicado ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Curta-Metragem, estreia nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, na plataforma de streaming FILMICCA. A produção, que já conquistou sete prêmios em festivais de cinema nos Estados Unidos, teve sua estreia no 39º Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara, na Califórnia.

Dirigido por Julia Aks e Steve Pinder, o filme é uma sátira do clássico “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, e aborda de forma cômica o estigma social em torno da menstruação. Ambientada na Inglaterra de 1813, a trama acompanha a Srta. Estrogenia (interpretada por Julia Aks), que menstrua no momento de um aguardado pedido de casamento. Seu pretendente, o Sr. Dickley (Lachlan Ta’imua Hannemann), confunde o sangue com um ferimento grave, desencadeando uma série de mal-entendidos e situações humorísticas.

A obra utiliza o humor para questionar tabus e promover discussões sobre temas muitas vezes considerados delicados, como a menstruação. Com uma abordagem criativa e provocativa, o curta se destaca por trazer à tona questões sociais relevantes por meio da arte cinematográfica.

Leia outras notícias no Programe-se.